terça-feira, 24 de maio de 2011

Ford FK G-700 1956 ...

O Sebastião Flávio Ribeiro de Morais pesquisava na internet sobre o caminhão Ford G-700, até que chegou a essa postagem do AVA e encontrou aqui um lugar para compartilhar a história de sua família com esse mesmo modelo de caminhão.

Conta ele que o Ford FK G-700 da família foi adquirido pelo seu pai aos 20.000Km na cidade de Campos Altos -MG e, nos anos sessenta passou a colaborar com a construção da cidade de Brasília.
Como era comum à esse modelo, teve o seu motor original, um V6 de 125hp de dois tempos à diesel substituído pelo V8 nacional à gasolina já desde novo. Mais tarde, o motor à gasolina foi substituído por um à diesel da Mercedes.

Mas o mais importante da história desse caminhão é que, com ele, uma família trabalhou durante 30 anos e criou oito filhos. Com a ajuda do trabalho dele.
Eu tenho a curiosidade em saber se sobrou algum exemplar desse modelo.
guilhermedicin@hotmail.com

38 comentários:

  1. Em Terezópolis, aqui perto do Rio, tinha um caminhão desses.
    Assim que voltar lá vou procurar.
    Paulo Sallorenzo

    ResponderExcluir
  2. Recentemente vi um caminhão igual a este perto da cidade de São Marcos-RS

    ResponderExcluir
  3. Pra mim foi um dos mais bonitos caminhões feitos pela FORD, tanto é que os atuais modelos estão bem parecidos com ele.Rodolfo.

    ResponderExcluir
  4. Olá Guilherme. Aqui em Itápolis tem um. Também está com mecanica mercedas adapatada. Vou fotografar e te envio.
    Até mais
    Lucas

    ResponderExcluir
  5. Guilherme,

    Fiquei muito feliz pela publicação sobre a nossa história com o nosso G700. Hoje os 8 irmãos são cinquentões. Na foto acima meus irmãos caçulas... Espero que a partir de agora, possamos nos comunicarmos mais com pessoas com histórias semelhantes... E quem sabe com outros proprietários de G700. Parabéns pela sua iniciativa. Guilherme, com certeza terás muito sucesso também na Medicina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho e ainda vou andar nele nos encontros pelo Brasil Osmar Kalil osmarkalil@hotmail.com

      Excluir
  6. Guilherme
    Tem um preservado ai em sua cidade, veja este site de caminhão.

    http://www.revistaocarreteiro.com.br/modules/revista.php?recid=295&edid=28

    abraços
    Tony Belviso

    ResponderExcluir
  7. Sebastião, é sempre uma honra.

    Tony, esse daí eu conheci, mas já foi embora... acho que foi "pro Sul"...

    Abraços,

    ResponderExcluir
  8. Realmente, existe um caminhão desses em são marcos - RS, vi ele estacionado do lado de um posto que é caminho para a BR-116, era amarelo mas estava muito acabado, e nao sei dizer se a mecanica ainda era original.

    ResponderExcluir
  9. Em Rio Claro - SP, até alguns anos atrás, havia um, de uma empresa de mudanças. Da última vez que o vi, ele estava sendo reformado. Não sei se ainda existe esse caminhão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse de Rio Claro é meu tenho ele ainda MUDANCAS MALAFAIA RIO CLARO SP

      Excluir
  10. Havia uma empresa de transporte de carros "0" (creio que de S.P.) tinha alguns FORD FK "cegonha". Não me recordo do nome da empresa agora mas a pintura era azul escuro.

    ResponderExcluir
  11. Existe um funcionando com motor Perkins na cidade de Ernestina RS, informações graeffss@terra.com.

    ResponderExcluir
  12. Dois dias atrás vi uma cabine de FK exposta, e bem destacada de outras, na Dutra. Estava em um ferro-velho em Nova Iguaçu após a fábrica da Konus-Icesa no sentido S.Paulo.

    ResponderExcluir
  13. Meu pai teve um desses também. Tenho boas lembranças dele. Tanto que larguei um emprego na Área de RH algum tempo para ser caminhoneiro (Mercedes, claro, tantos anos depois).
    Gostaria muito de ver e fotograr um desses. Se mais alguém souber de algum: vncdesignd@yahoo.com.br. - agradeço se fizer contato.

    ResponderExcluir
  14. Já tive um, infelizmente vendi em 92 foi para Maringá
    no Paraná, ate hoje eu procuro ele para comprar novamente ,
    por que ele ainda esta no meu nome.
    Meu nome é Advilson se alguém souber me avise.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou por comprar um FK G700 porém, não sei que preço posso pagar. ele é ano 1956 e está com motor mercedes.
      Caso alguém tenha uma base de preço, favor me ajudar.
      Obrigado.

      José Roberto
      cobrefacil@terra.com.br

      Excluir
    2. Conhecíamos por Ford Alemão, de cor verde, muito barulhento pelo ronco forte, a óleo cru e poluente, o vi qdo criança, tinha 10 anos, em 1958, muitos deles passavam em S. Ludgero/SC fazendo um serviço específico, puxando carvão ou serviço de estrada, não sei dizer, tinha uma aparência moderna, diferente e inesquecível para uma criança!

      Excluir
  15. No comércio que meu pai teve, na Republica Federativa da Mooca até 1985, entre os anos 62 até 70, tivemos um Ford FK ano 54 adquirido da Fábrica Peixe, era um modelo a gasolina motor 8BA, distribuidor com duplo platinado, coisa de alemão, diferencial Tinkem com reduzida, andava bem, duro era parar, sem servo-freio, pena, não tenho foto dele, só me restam as lembranças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca imaginei que iria chorar de lembrar o inferno que vivi, na minha infância e juventude com aquela imundicie de caminhão, sempre sem freio. Mas lembro agora que aprendi a dirigir nele, toda gurizada que comigo conviviam também, meu irmão e amigos idem. E como esquecer meu Pai em seu G 700, verde e branco com motor de F 600... como não se emocionar e não querer ter uma merda daquelas para rememorar tantos momentos...?

      Excluir
    2. comentário realista, sensato, infernizou avida de quem o comprou, nossa familia comprou três, um pegou fogo depois de cruz alta-rs, no inverno, foi um sufoco, motor que usava combustivel (oleo crú) aqui, com enxofre,entupia todos os coletores ...em POA oficina Zeppel que sabia abrir o motor e trocar todas as vedações (borbonite).Faliram com os G700....

      Excluir
  16. em 1958 meu cunhado comprou um g 700 para puxar tijolos da olaria aqui em são bernardo do campo da familia rubino o engraçado na epoca o combustivel era chamado caminhão tocado á oleo cru. saudades

    ResponderExcluir
  17. Achei um! Nunca tinha visto, esta em um ferrovelho vi o modelo e cheguei ao blog por conta dele...pesquisando sobre o mesmo. Abraços

    ResponderExcluir
  18. Hoje , dia 02/Fev/2016 vi um caminhão desses na Rod Raposo Tavares , entre Mairinque e Sorocaba.
    Era azul e estava rodando normalmente.Pelo ronco era motor Mercedes OM 352 . Pena que eu estava no sentido inverso , senão ia alcança-lo e pedir para parar.So para dar uma espiadinha e bater algumas fotos . Coisa muito rara ... Esse caminhão faz parte da minha historia de vida e sou apaixonado por caminhões antigos ( FNM e FK ) .Depois que Vi o caminhão resolvi perquizar no Google e ,sem querer , achei este blog.Muito Bom .

    ResponderExcluir
  19. Meu sogro tem um 1956 até hoje no Rio grande do sul com motor Mercedes

    ResponderExcluir
  20. Lembro bem, meu primo João Gaiola teve um desses, era verde e branco já com motor de F600. Assim que ele comprou, quer dizer, trocou pela casa em que morava com a Mãe veio em minha casa mostrar o feito para meu Pai e a família . Sinto muitas saudades.

    ResponderExcluir
  21. Esse caminhão é tão raro quanto os Coes que tem no Brasil, acredito.

    ResponderExcluir
  22. Meu pai tem um g700 há 20 anos. Encontra se no RS em São Borja

    ResponderExcluir
  23. Vi hoje um desses em Ijui - RS. Está a venda.

    ResponderExcluir
  24. O motor original já tinha bloco de alumínio, característica que só recentemente começou a ganhar espaço em pick-ups médias.

    ResponderExcluir
  25. Fui encontro caminhões em itapolis mas não vi ou tá guardado ou abandonado ,tem restaurar uma relíquia dessa

    ResponderExcluir
  26. Encontrei um abandonado, verde em Cipolândia, distrito de Aquidauna, no Mato grosso do Sul.....ele é este:https://www.google.com/maps/@-20.1290363,-55.3890873,3a,20.4y,291.33h,83.25t/data=!3m6!1e1!3m4!1s5NGEvoVrbKKVJ4FgorGcXA!2e0!7i13312!8i6656

    ResponderExcluir
  27. Encontrei um em Cipolândia, distrito de Aquidauna, no Mato Grosso do Sul. Provavelmente, pertenceu a alguns dos muitos que comentaram aqui....ele é este aqui: https://www.google.com/maps/@-20.1290363,-55.3890873,3a,20.4y,291.33h,83.25t/data=!3m6!1e1!3m4!1s5NGEvoVrbKKVJ4FgorGcXA!2e0!7i13312!8i6656

    ResponderExcluir
  28. Tenho um com motor original, falta câmbio só, motor v6 dois tempos. Ideia era fazer rodar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ronco desse motor e muito bonito, meu pai tem um desses com motor Mercedes, você tem esse motor completo? Você é de onde? Me manda email com seu número pra conversarmos....luisgoldhardt@gmail.com

      Excluir
    2. Muito bonito o ronco desse motor, meu pai tem um com motor Mercedes, você tem esse motor completo? Me manda seu número por email pra conversarmos.... luisgoldhardt@gmail.com

      Excluir
    3. Gostaria de ver esse seu caminhão, moro em Brasília/DF. Fui o precursor destes Posts sobre o G700 aqui juntamente com o Guilherme (Provedor e Proprietário deste Site), em 2011. Por favor, me diz onde eu poderia ver seu caminhão G700. sflavioster@gmail.com...

      Excluir
    4. Meu Irmão Paulo César, faz ele funcionar em pouco tempo - ele sabe tudo sobre caminhões... sflavioster@gmail.com

      Excluir