quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Arrancando ...

Caros amigos,

quando me despedi no fim do ano passado, eu realmente tinha tomado a decisão de parar com o AntigosVerdeAmarelo. Era o mais racional a ser feito. Para atualizá-lo esporadicamente, ia ficar mal feito e era preferível não fazê-lo.

Pode até parecer fácil, e tem que parecer mesmo, mas para manter o AVA é um malabarismo de fotos e informações que acontece durante o dia inteiro, consumindo um bom tempo que, às vezes, parece faltar em outras coisas.
Mas existe um pequeno detalhe que muda tudo: eu gosto disso. Aí a paixão dá um olé na razão.

Decidi reanimar o nosso AVA ontem, mas vou encará-lo de uma outra maneira. Mais que um hobbie, vou tratá-lo como um ofício, uma segunda profissão. Então, uma vez por mês, vou deixar a vergonha de lado e vou vir aqui pedir uma contribuição de vocês. Claro que qualquer contribuição será muito bem-vinda, visto que ainda sou estudante 100% dependente, mas minha intenção é de investir nessa ideia "AntigosVerdeAmarelo", e dá pra empreender muita coisa bacana juntos!

Quero aproveitar para agradecer a todas as manifestações que recebi, e dizer que desejo a todos os visitantes um magnífico ano novo. Digo também, que estou preparando um segundo Blog, acho que até o fim do mês estará no ar.

Já está aqui em baixo um Studebaker Champion 1951, admiravelmente OKm, que reabre a fase "2011". Onde mais tem isso? só aqui.

Para os que entenderem ser justo, deixo aqui meus dados para contribuições:
Banco do Brasil
Agência: 1663-2
Conta: 11.712-9
Guilherme da Costa Gomes.
guilhermedicin@hotmail.com

10 comentários:

  1. Gui,
    Excelente !!!
    O mais legal vai ser o cara que quiser contribuir tentando fazer um deposito em cada banco até descobrir em qual vc tem esta conta ... Kkkkkk ...
    Arruma os dados ai !!!
    Abraçao e Boa sorte !!!

    ResponderExcluir
  2. Verdade Badolato... é que aqui só BB! Hahahha

    ResponderExcluir
  3. Maravilha Guilherme!
    Fale mais sobre "empreender muita coisa bacana juntos"... Parece interessante. -Alberto.

    ResponderExcluir
  4. Alberto, o primeiro passo será abrir um cnpj pro AVA. Depois as coisas vão acontecendo. No entretenimento do antigomobilismo, ainda há muito o que fazer.

    Abraço,

    ResponderExcluir
  5. Bom ter você de volta! Afinal não encontrar suas fotos e comentários quase que diários, já estava me deixando entediado! Ainda mais porque sempre te admirei, afinal não é qualquer rapaz de 23 anos que tem sua bagagem, e ainda escreve tão bem!

    Grande abraço e um ótimo 2011

    Renato

    ResponderExcluir
  6. Gui, difícil largar o osso, reconheço!
    Sua proposta é interessante, vai render comentários e expectativas. Me fez recordar quanto o saudoso Fritz Utzeri, grande jornalista do finado JB, o qual eu admirava muito, tomou a iniciativa de convidar seus leitores a contribuíram mensalmente com, se nao me engano 45 reais por mês, para continuarmos recebendo sua opinião via email, após ele ter sido desligado do jornal que já agonizava. Isso foi pelos anos de 1998, mais ou menos. Email então era o caminho da hora e eu me lembro de ter pago dois meses adiantado por emails que nem sempre li. Pouco tempo depois o Fritz saiu de cena e nunca mais o vi pelo centro do Rio.
    O que escrevo aqui ao invés de conversar contigo em pvt, pois o assunto interessa ou deveria interessar a muitos, é não só sobre a remuneração do autor, que nunca se discute, mas o quanto de um modelo empresarial tradicional (CNPJ ?) se pode aproveitar na web. Esta sim, a questão da hora. Que ocupa cabeças coroadas do NYTimes para baixo, um exemplo de como isso é relevantemente òbvio para a manutenção de conteúdo de qualidade, como é o caso do AVA. Como disse Steve Jobs recentemente, defendendo seu business, não podemos nos tornar uma nação de blogueiros! Sim, de fato precisamos no NYT, do Globo e da Folha, mas como o mainstream não se ocupa dos nossos pequenos assuntos, a quem cabe esta tarefa, árdua, cansativa e muita vez solitária? A pessoas como você. Que deveriam sempre que possível receber por isso. Só tenho a dizer, para arrematar, que não tenho certeza sobre o êxito da assinatura voluntária. Talvez, o caminho sejam anunciantes, veja o caso do blog do admirado Badolato, mas onde eles estão eu não sei. Ainda, pense e discuta melhor e com quem entende sobre abrir uma empresa, em que pese eu não saber seus projetos futuros, sei que isso é custoso, trabalhoso e vergonhosamente problemático no Brasil. No mais, semana que vem farei minha contribuição que, da forma que entendo, é devida não a ti mas sim à iniciativa de manter a pesquisa sobre a história iconografica do automóvel no Brasil. Desejo sorte e estou à disposição para o que precisar. Nik.

    ResponderExcluir
  7. Oi Guilherme, parabéns pela volta no AVA.Eu gostaria de aproveitar a oportunidade e lhe mandar um video de um F600 dando cavalo-de-pau em uma fazenda. http://www.youtube.com/watch?v=ocwRndYYI2M&feature=related

    ResponderExcluir
  8. Vamos ver por outro lado - e não estou afirmando que seja o lado correto: uma coisa é atualizar um blog de modo pessoal e amador, outra é fazer disso um meio de ganhar dinheiro.

    Adquirir um CNPJ implica em contratar um contator e ter despesas fixas, que incluem pagamento de taxas e tributos. Talvez o rendimento no primeiro ano não cubra as despesas e aí o entusiasmo pode ir embora.

    Um blogueiro profissional também não pode simplesmente publicar fotos de outros sites ou protegidas por direitos autorais: uma coisa é ter uma foto reproduzida num blog pessoal, outra é ter uma foto reproduzida num blog com função lucrativa (é... estou bancando o chato, só que chatice de verdade é ser advertido judicialmente por alguém).

    Talvez o caminho para eventual remuneração pelo tempo e fosfato dedicado ao blog (sei muito bem o que é isso) seja a publicidade tanto do Google Adwords quanto das empresas em geral.

    Manter o AVA no ar pode ser interessante daqui a alguns anos, como fornecedor de visitantes para outros sites ou blogs que você (Guilherme) venha a editar, depois de formado. Estes sites ou blogs podem ser de objetivo profissional, com um belo banner no AVA. Talvez isso seja mais simpático do que pedir doações e se aborrecer depois, se o dinheiro não pingar a contento na sua conta.

    Boa sorte no caminho que escolher. Seu blog sobre Brazópolis é muito interessante. Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. JT, muito bem-vinda suas colocações.

    Transformar o AVA em empresa abriria novos horizontes, sem nunca se resumir ao blog ou exigir muito dele. Aqui seria muito mais um canal de comunicação, ponto de encontro e vitrine. Se tiver interesse, me contacte por e-m.

    Grande abraço,

    ResponderExcluir
  10. Guilherme, que boa notícia!
    Desejo sucesso e seu empreendimento. Se quiser aproveitart qualquer conteúdo do quase-finado Antigomóveis, fique à vontade!

    ResponderExcluir