quarta-feira, 7 de julho de 2010

Salão do Automóvel Antigo - 1981 ...

Caríssimos,
mais uma contribuição de valor inestimável para nossa cultura automobilística. E é para a categoria que batizei de , cujo o pioneiro e por enquanto único a promovê-lo, é esse nosso blog.

refere-se ao resgate do início do movimento preservacionisda de automóveis antigos no Brasil.

E as fotos aqui apresentadas são do 1º Salão do Automóvel Antigo, realizado no Ibirapuera, São Paulo-SP entre os dias de 16 de Abril à 17 de Maio do ano de 1981.

Aliás, esse mesmo evento já foi mostrado aqui no AntigosVerdeAmarelo. Primeiro, com fotos feitas pelo meu pai, Haroldo Aniceto Gomes: 1º Salão do Automóvel Antigo ... . Depois, em fotos enviadas pelo Lindeberg de Menezes Jr.: 1º Salão do Automóvel Antigo ...2 .

As fotos dessa postagem foram feitas e agora enviadas pelo Oscar Armando Baldoni e, fazem parte de um registro de 100 fotos!

Cem fotos desse que foi o primeiro grande evento brasileiro de carros antigos. Incrível. Acho que já não espero mais nada de novidade sobre esse evento.

É muito provável que todos esses automóveis ainda existam e o mais divertido de tudo vai ser se vocês reconhecerem essas unidades. Coisa do tipo, "esse carro está aqui em Curitiba" ou "está aqui em Belo Horizonte" ou "esse carro era de fulano, ciclano ou 'é meu' ".

Curioso também é pensar que um carro OKm em 1981 pegará placa preta já no ano que vem.

A primeira foto mostra um Cyclon 1889.
A segunda mostra um Schacht 1902. Interessante é que a roda dele é tão fina, que quando aparece de frente dá a impressão de que o carro está "no ar'.

Na foto abaixo, dois Oldsmobile. O veterano é um Oldsmobile Curved-Dash 1906, que já foi matéria aqui no blog: Curved-Dash em duas épocas , onde conto um pouco da história dessa unidade. Desde os anos sessenta ela pertence à General Motors do Brasil e, já esteve exposto no Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas (Museu Roberto Lee, em Caçapava-SP) e por último no Museu da Ulbra.
Abaixo, um grande automóvel: Fiat Town Car de 1908.
Acima, o pai do Oscar Baldoni posando junto a um caminhão Daimler do mesmo ano de seu nascimento: 1909.

Abaixo, um automóvel dito como Stutz 1914, mas não sei se original ou réplica. Outro veterano: Benz 1913. Esse carro já apareceu nos gramados do Concurso Dèlegance em 1979 .
Muitos carros do colecionador Og Pozzoli podem ser vistos nessas fotos, a começar por essa jardineira Fiat de 1914.
Acima, Buick 1917.
Moon 1918.
Abaixo, o próprio Oscar Baldoni. Ford T.

Abaixo, Hudson Super Six 1924. Pelo padrão da placa decorativa, devia ser da mesma coleção do Buick 1917 visto logo acima. Acima, Lancia Lambda 1926.

Abaixo, Isotta-Fraschini Phaeton-Cabriolé 1926. Acima, Essex 1926.

Abaixo, Oakland Phaeton 1927.O Oscar me disse que estava cedendo as fotos, mas em troca queria a identificação de todos os carros... Bem, para pagar a dívida, peço a ajuda nessas duas unidades acima.

PS:Com a placa "p-7" é um Dodge Brothers 1928, o outro acima é um Pontiac 1928 -ver comentários.
Abaixo, Willys Overland Knight 1927.
Acima, outra jardineira Fiat da coleção Og Pozzoli, mas essa é de 1912.

Abaixo, o Chrysler L-80 Imperial Dual Cowl Phaeton Le Baron 1928. Studebaker Phaeton 1928.

Abaixo, Auburn 1928. Hispano Suiza 1929 (à esquerda) e Buick 1928 (à direita).

O Oscar Baldoni flagrou seu pai "viajando" nos carros que via na juventude. Dupla de Ford modelo "A": 1931 e 1929.

Abaixo, o incrível Cord L-29 1929. Acima e abaixo, Chevrolet Ramona 1929.
Carro funerário. Que marca e ano?

Abaixo, uma jardineira GMC. Uma viagem no tempo. Depois tem mais.

guilhermedicin@hotmail.com

10 comentários:

  1. Algus desses já tive a oportunidade de ver recentemente. O Fiat 1908 e o Chrysler continuam iguaizinhos!

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, que post LINDO! HAHAHAHA

    Vou te ajudar:
    - A Jardineira da última foto é GMC - era do seu Assadur e estava em Ulbra;

    - O dito como "Oakland 19.." é um WILLYS KNIGHT 1927;

    - O "Botelhos P 7" é um Dodge Brothers 1928 - hoje, está no museu de Ubatuba;

    - O placa "CC 5675" é um Pontiac 1928.

    Agora é minha vez de perguntar a todos:

    1- Cadê este Cord L29?

    2- Cadê o Hispano Suiza?

    3- Cadê o Auburn?

    ResponderExcluir
  3. Fantástico, Guinle. Um importante evento, esquecido por quase 3 décadas, tem finalmente suas imagens reunidas e divulgadas. Tudo cá em seu espaço. Parabéns! Abração. TL

    ResponderExcluir
  4. O Schacht e o Olds "curved dash" (que não é curvado) não são automóveis mas sim carruagens motorizadas. Seu chassis, suspensão, direção etc utilizavam a tecnologia do século XIX, que foi superada pelo Mercedes 1901, o primeiro automóvel de verdade, cujas soluções ainda hoje são vigentes. AGB

    ResponderExcluir
  5. João Simonetti

    Cord esta em SP...

    Auburn no Interior do Rio...

    O Hispano Suiza vou ficar devendo..

    A Ultima Ramona é minha a 5 anos....

    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    O Studebaker 1928 pertence a meu avô, Udo Heller, de Curitiba.
    Está na família desde novo, foi comprado originalmente por meu tataravô no segundo semestre de 1928, e esta exatamente como nas fotos até hoje! Demos uma volta com ele neste Sábado, inclusive :)

    ResponderExcluir
  7. O "caminhãozinho" de funerais, é um Fiat 510 B 1923, conforme foto e descrição da foto: http://4.bp.blogspot.com/-m3xGNmihG-Q/UhuMMHAkGSI/AAAAAAAAAWE/z3SfCA-R3xM/s1600/210920111246.jpg

    ResponderExcluir
  8. Excepcional post! Ótimo e importante documento histórico! PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  9. Boa noite... eu tenho fotos da restauração completa do Fiat 1908. Meu pai era o proprietário da oficina que fez está restauração. E tudo foi registrado em fotos. Gostaria muito de conhecer o proprietário deste Fiat e poder compartilhar esse histórico.

    ResponderExcluir