sexta-feira, 2 de abril de 2010

CAAMP 1976 -Inauguração ...

Fotos históricas para o antigomobilismo brasileiro, e ainda mais para o antigomobilismo paranaense!

São fotos da inauguração do museu do CAAMP -Clube de Automóveis e Antiguidades Mecânicas do Paraná- em 1976, na cidade de Curitiba-PR.

O CAAMP teve seu início ainda no fim dos anos sessenta, à exemplo dos Veteran carioca e paulista, sob o entusiasmo dos pioneiros Roberto Lee e Og Pozzoli principalmente.

Já em 1976, o CAAMP inaugurava seu Museu, um espaço para a exposição rotativa de carros dos sócios que ainda hoje é atração turística na cidade e uma referência em cultura antigomobilista.

O momento histórico era também de grande comoção pois, ainda se refletia entre os antigomobilistas veteranos a perda do nosso grande pioneiro em 1975, Roberto Lee.

O aparecimento dessas fotos vem preencher outro gigantesco vazio na nossa história, não só sobre o automóvel, mas também e principalmente do nosso movimento antigomobilístico.

O testemunha desse momento é Carlos Eduardo Wahrlich, o , um jovem que na época possuía um Chevrolet Bel Air 1951 e outro 1953 e que se encantou ao rever os carros que costumava ver em sua infância, mas agora sob a aura de "preservados".

Relata ele sobre o entusismo que sentiu ao ver tantos carros reunidos em tão bom estado.

Me arrisco a dizer sem muita chance de errar que esse dia da inauguração do CAAMP é um dos ingredientes que ajudou a resultar no que é hoje o Tatos Garage, já apresentado aqui nesse blog semanas atrás: http://antigosverdeamarelo.blogspot.com/search/label/Tatos%20Garage
As imagens são uma grande viajem ao tempo, elas nos permite voltar àquele dia.

É muito provável que os carros que aparecem nessas imagens ainda estejam preservados... E quem diria, os carros OKm de 1976 já são colecionáveis!
Muitos carros bons: Jaguar, Mercedes, Impala 1961, Oldsmobile, Cadillac...
Um bonito Ford Victória 1951 em meio a um Impala 1961 e um Ford Coupé 1948.
Chevrolet 1940 exibindo sua silhueta muito característica dos anos 40.
Reparem ao lodo do Chevrolet, um Willys Executivo! Carro nacional, com menos de dez anos de fabricação, mas já figurando entre os colecionáveis. Um clássico!
Cadillac 1949 e uma reunião muito expressiva para a época.
Ford A 1931 e 1929.
Abaixo, Jaguar XK120, sempre distinto. guilhermedicin@hotmail.com

6 comentários:

  1. realmente, muita visão tinham aqueles.... carros relativamente novos pra época até, mas impecáveis e bem representativos. se não me engano, o Caddy eu já vi em algumas fotos de um encontro em Araxá.

    ResponderExcluir
  2. Lindos carros, parabéns ao pessoal do Paraná, e em especial ao nosso grande amigo e incentivador antigomobilista, o Tato !!!

    ResponderExcluir
  3. Lindo encontro. De alta qualidade, carros magníficos, variados e bem representativos do que é, ainda hoje, o movimento no Brasil. Adorei as fotos.

    ResponderExcluir
  4. Guilherme ,

    pura verdade que , pela primeira vez desde minha infância , tomei um choque destes !
    Imaginem , como bem falaste , encontrar esta"Babilônia" automobilística em 1976 !
    Melhor , encontrar seus donos , veteranos e experientes , amáveis e solícitos , com a maior humildade e entusiasmo .
    Trago comigo para sempre como exemplo este evento, principalmente pelas amizades que fiz com alguns deles , como o sempre gentil Gil Leão que , acreditem , com ele troquei cartas escritas à mão e por muito tempo , estas hoje bem guardadas ; o Dr.Enzo do Nascimento , que posteriormente criou o Veteran PR , um dínamo de pessoa , cuja filha segue seus passos e dinamismo e é para mim como uma "filha adotiva "nos assuntos antigomobilistas .
    Esse evento foi para mim o empurrão de que necessitava para achar meu caminho .
    Prezo muito que a continuidade deste trabalho pioneiro esteja acontecendo com a geração que se seguiu , pois os ingredientes deste "molho cultural" ali foram lançados .
    Guinle , meu querido amigo ,apenas peço excusas a ti pelo acima exposto , no momento em que tiver passado para CD a inauguração do Veteran em 1978, cujas imagens deverão se destinar à Elisa, filha do Enzo , prioritariamente , para seu Site Antyqua .
    Diga-se ainda que , graças ao incentivo do Dr.Enzo , também inauguramos nosso Veteran RS em 1979 .Grande abraço a todos...do TATO

    ResponderExcluir
  5. Olá Guilherme, cá estou novamente.
    Já virei fã deste blog apesar de já conhecê-lo por indicação de amigos. A sua visão como jovem antigomobilista emociona, o respeito e a admiração por aqueles que escreveram esta história é coisa muito rara.
    Nas fotos acima posso reconhecer (se não me engano) duas Mercedes-Benz de meu pai, a azul tenho certeza a outra branca ao fundo não consigo ver direito, o que me dá uma certa segurança são os faróis de milha que sempre foram sua 'marca registrada' nos automóveis.
    O Ford Victoria 1951 pertencia a Frederico Maurer já falecido e o paradeiro do auto não sei dizer. Os outros automóveis...bem deixe para depois... temos Jaguar de Luiz Gil Leão, Cadillac de Luciano Almeida, a Olds acho que era do Alceu Gugelmin, etc...paro por aqui para não cometer êrros.
    Ao ler o post do meu querido Tato vou me empenhar bastante...
    Vamos dar continuidade às histórias, contem comigo que eu conto sempre com o Enzo e o Tato!
    Grande abraço,
    Elisa

    ResponderExcluir
  6. É quase certo que eram esses os donos dos carros na época.

    Cadillac 49: Sérgio Almeida
    Cadillac 50: Luiz Felipe Almeida
    Cadillac 57: Norberto Castilho ou Paulo Braz (o 1o vendeu para o 2o)
    Jaguar XK120: Luiz Fernando Grocoske
    jaguar Mark II: Gilberto Leão
    Impala 61: Luizinho Bettega
    Itamaraty Executive: Alceu Gugelmin
    Oldsmobile 50: Luiz Calderari

    A maioria deles ainda se vê por aí, alguns nem trocaram de dono.

    O Cadillac 57 não é o de Araxá, ele foi adquirido por um discreto colecionador na década de 80, o qual nunca o exibe.

    ResponderExcluir